sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Lado B das últimas coisas

Sobre Isabel Jonet, gostaria de dizer que é muito interessante a discussão a que temos assistido nos últimos dias. A sua declaração é corajosa e tem um conteúdo político assinalável. Discordo, naturalmente, de tudo o que diz. Mas não deve ser deavalorizado,apenas discutido.
 
Nós, os portugueses, temos de discutir que modelo de Estado queremos: (i) um Estado que promova a distribuição de riqueza, tratando com igual dignidade todas as pessoas e exigindo de todos nós o esforço, por via representativa, através da decisão política, no sentido de que as desigualdades sejam minimizadas; (ii) um Estado que garanta aos mais ricos e poderosos a segurança necessária para os proteger dos mais pobres, evitando que estes se revoltem por via de algum - mas não muito, porque estamos em crise - apoio, apoio complementado por ações (privadas) de solidariedade que criem uma sensação de gratidão em relação a esses ricos e poderosos.
 
 
 
As personagens de Mafalda também têm, como penso ser reconhecido, conteúdo político assinalável, por isso resistindo ao tempo e confrontando o dia-a-dia de cada um de nós, entre as Susanitas e as Mafaldas que por ainda andam, mais ou menos próximas das caricaturas.
 
Nos Estados Unidos da América também este debate se travou, com grande honestidade intelectual e clara apresentação de dois projetos políticos distintos. Ganhou Obama e ainda bem! Apenas porque o seu projeto está mais próximo do primeiro modelo de Estado que descrevi e que prefiro, sem dúvida!

Sem comentários:

Enviar um comentário