quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A cara dos livros


Gosto mesmo muito de ler. Tenho de ter sempre um livro que me acompanha e muitas vezes associo determinado período da minha vida ao livro que estava a ler na altura. 

E já disse aqui uma vez que à medida que vou avançando num livro sinto que as personagens se tornam minhas amigas, pessoas que começo a conhecer cada vez melhor e que passam a fazer parte do meu imaginário.

Mas ultimamente, e cada vez mais, comecei a notar que a capa do livro é um aspecto fundamental para mim. Até me podem dizer que um livro é óptimo mas, se a capa é feia, resisto e adio a leitura. Por outro lado, ao deambular por uma livraria noto que sou naturalmente atraída para determinado livro só pela sua capa.

No Pinterest dei no outro dia de caras com estas edições de clássicos.



Apeteceu-me pegar e começar logo a ler. E até acho que o Mr. Darcy deste "Orgulho e Preconceito" deve ser ainda mais bem-parecido (é uma palavra que se lhe adequa, não?) do que noutras versões que por aí andam.

O que acham? Faz sentido que a capa possa ditar a nossa escolha de leitura?

2 comentários:

  1. Nunca tinha pensado nisto mas acho que tens toda a razão. Por vezes a sensação até pode ser "como é possível este livro 'parecer' levar-nos a sítios mágicos e depois o seu conteúdo não corresponder"... é como com algumas pessoas :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não me tinha lembrado do paralelismo com as pessoas mas é bem verdade!

      Eliminar