sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A semana vista por Ele #2



1 - Se a semana anterior tinha ficado marcada por uma declaração ao país de Passos Coelho na sexta-feira, esta ficou marcada por uma entrevista de... Passos Coelho na quinta-feira. Estou a ser injusto para Vítor Gaspar, que também teve a sua dose de protagonismo, na terça-feira, incendiando ainda mais a fogueira onde o Governo se vai queimando diariamente.
 
2 - Os partidos do Governo estão em polvorosa. Militantes e simpatizantes de destaque dos dois partidos, como Manuela Ferreira Leite e Bagão Félix, criticam as medidas apresentadas e sente-se uma necessidade constante (e suspeita) de afirmação de apoio e negação de divergências.
 
3 - Teremos amanhã um conjunto de manifestações promovidas por um movimento da sociedade civil, sem ligações partidárias ou sindicais. A ideia, em si, é boa, mas o perigo de um discurso contra a política e os políticos é grande e a organização associativa dos cidadãos, de preferência em partidos, é fundamental para a democracia. Sem organização - e um qualquer modelo de representação - nenhum projeto democrático poderá crescer ou resistir.
 
4 - Na última terça-feira, dia 11 de setembro, Dia da Catalunha, um milhão e meio de catalães juntaram-se nas ruas de Barcelona para exigir a independência em relação a Espanha. Num momento de crise, uma das regiões mais ricas de Espanha quer tornar-se independente. Talvez um sinal dos tempos que aí vêm... Fica a nota, mais cómica, de que o Presidente do F.C. Barcelona garante que, em caso de independência da Catalunha, a sua equipa continuaria a jogar na liga espanhola!
 
5 - O castigo a Luisão está traçado desde o dia em que Pinto da Costa falou ao país sobre o assunto, e o timing também deve ter sido encomendado, para causar o maior prejuízo possível. Será que o Benfica, apesar da independência de Portugal, não poderia também pedir para jogar na liga espanhola?

Sem comentários:

Enviar um comentário