segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A semana vista por Ele


1 - Esta semana ficou marcada pelo anúncio de um novo aumento da tributação dos portugueses, com um desagravamento da situação das empresas, num discurso ingrato do Primeiro-Ministro. Verifica-se assim, num período complicado da vida dos portugueses, uma transferência de riqueza dos trabalhadores para as empresas. Ainda por cima mal explicada, embrulhada num discurso demagógico e incompreensível num primeiro momento, balizada por objetivos irreais.

Para além de se prever totalmente ineficaz nos objetivos de redução quer do défice (a descida da contribuição das empresas compensa grande parte da descida dos rendimentos das famílias) quer do desemprego (alguém acredita num acréscimo de produção num país sem consumo?) que, segundo diz Pedro Passos Coelho, visa alcançar, trata-se de mais uma medida que não ataca a "dita" gordura do Estado, que agora se descobre inexistente, ou pelo menos intocável.

Tal como dizia há dias por aqui, falha essencialmente a democracia, com o incumprimento diário do programa sufragado pelos portugueses há pouco mais de um ano. Mas isso "resulta mais da demissão de (quase) todos nós da decisão política do que da incompetência dos governantes, que, tal como noutros setores, acabam também por intervir muitas vezes sob a sombra de interesses meramente privados".

Este modelo de democracia não resistirá muito mais tempo a este tipo de ataques.

2 - No início da semana, outra notícia marcante, foi a venda de Hulk e Witsel ao Zenit, cada um por 40 milhões de euros. Excelentes negócios para o futebol português e para o país, que assim vê aumentar o valor das suas exportações. Para o Porto, fica o amargo de boca da contradição com o que tinha sido dito três dias antes pelo seu presidente. Para o Benfica, fica a difícil tarefa de substituir o meio campo que tanta solidez mostrou ao longo da última época. E, para além disso, se Witsel tem saído antes, estou convencido de que Javi García, "vendido" por um ótimo preço, teria sido negociado por valores ainda mais elevados.

Sem comentários:

Enviar um comentário