quarta-feira, 24 de julho de 2013

Equilíbrio trabalho-filhos



Às vezes olho à minha volta e parece-me que a sociedade é incoerente. Refiro-me ao equilíbrio da vida profissional com os filhos.

No trabalho somos olhados mais ou menos de lado se saímos antes das 19h - aquela assim não vai safar-se na carreira, de certeza.... Na escola, se chegamos às 19h o nosso filho é olhado com pena - olha, coitadinho, aquele é o que fica cá sempre até às 19h, quando todos os outros já foram para casa...

Não faz muito sentido, pois não?

Contaram-me no outro dia que um amigo que foi para a Comissão Europeia, habituado aos horários de cá, ficava sempre até tarde a trabalhar. Até que o chefe o chamou, preocupado, porque ele estava constantemente a trabalhar mais horas do que as que faziam parte do contrato e, portanto, ou o problema era do chefe, que não estava a gerir bem a distribuição do trabalho, ou era do próprio trabalhador, que era demasiado lento e precisava de demasiadas horas para dar conta do trabalho.

Resta saber porque é que cá se acha que o número de horas é o mais importante.

Eu não me posso queixar, consigo fazer bons horários, porque faço questão disso. Ainda não sei é se é à conta da carreira.

3 comentários:

  1. Nos países mais desenvolvidos os horários de trabalho são cumpridos por todos não havendo portanto motivos para comparações, olhares de lado e culpabilidades. É suposto trabalhar mesmo e produzir o necessário durante as horas de trabalho programadas. Com exceção para os trabalhos em que existem picos de produção acho que tem razão; é importante que todos criemos este hábito de ter um nível de produção elevado durante todo o dia e sair à hora.

    ResponderEliminar
  2. O mesmo se passa se fores trabalhador estudante. Vão sempre 'olhar de lado' quando sais mais cedo...e os colegas criticam se chegas mais tarde às aulas...

    ResponderEliminar