terça-feira, 16 de julho de 2013

Rotinas de ir dormir


O que mais gosto nos blogues são as ideias. Aquele momento em que abro um post e penso: esta ideia é fantástica. Claro que as fotos e as cores também alegram o nosso dia, mas são as ideias que marcam e que podem mudar qualquer coisa em nós. E felizmente, há muitos blogs assim, que me inspiram.

Um dos que está sempre a deslumbrar-me é o Design Mom da Gabrielle, onde hoje li um post que me deixou a pensar.

As rotinas antes de ir para a cama são muito importantes cá em casa. Lavar os dentes, história, óó. Mas à medida que o G. vai crescendo estas rotinas vão evoluindo e foi por isso que o post me prendeu a atenção.

Uma das rotinas de ir para a cama na família da Amy consiste em cada um escolher as três coisas preferidas do dia, pelas quais estão gratos. 

Parece-me uma boa ideia por vários motivos. Obriga-os a acalmar, torna-os mais conscientes do dia e das coisas que vão acontecendo, ajuda-os a valorizar o que têm e é uma forma de partilha e de cumplicidade com quem os está a ouvir.

Eu acrescentaria, talvez, dizerem também uma coisa que acham que não fizeram tão bem e que poderiam melhorar. Assim, também os faz pensar sobre as atitudes que tiveram durante o dia e pode ser o momento ideal para conversar sobre uma birra ou um disparate que tenham feito e que na altura, a quente, não valia a pena debater.

Esta vai já direta para a minha lista mental das coisas a fazer quando chegar o momento. Concordam?


4 comentários:

  1. Óptima ideia!
    Talvez a partir dos 2, consoante a evolução da fala e da compreensão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acho que aos 2 o G. já vai conseguir dizer qualquer coisa sobre o dia :) E mal posso esperar!

      Eliminar
  2. Nós já fazemos isso! Parte melhor e parte pior do dia. É muito giro ver aquilo que os miúdos valorizam, que nem sempre corresponde ao que esperamos! O lema parece ser 'keep it simple'... Beijinhos, Mica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, deve ser surpreendente e às vezes frustrante, se eles não valorizarem o que esperamos :) Quando começarmos a fazer vou querer conselhos vindos da experiência!:) beijinhos

      Eliminar